5x Favela e o cinema brasileiro

Filme de Cacá Diegues faz sucesso e novos cineastas brasileiros apostam no crescimento cinematográfico.
Documentário sobre o filme 5x Favela - Agora por nós mesmos, exibido em São Paulo no dia 18 de setembro no espaço Cultural Matilha debate sobre o cinema brasileiro. Com apoio da Cufa (Central Única das Favelas) e do produtor Cacá Diegues os jovens cineastas Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro dirigiram os cinco episódios do filme. Para eles a grande dificuldade foi encontrar patrocínio, mas a alegria do sucesso que o longa está fazendo superou e garante que o cinema brasileiro vem crescendo cada dia mais .

Cacá, relembra a primeira versão do 5x favela produzido em 1962 também por jovens cineastas entre eles o próprio Cacá era um dos produtores. Mas a nova versão indicada ao prêmio de Cannes o deixou com sensação de dever cumprido e comenta a emoção que sentiu: “ ... nem quando estive aqui pela primeira vez há 50 anos atrás fiquei tão emocionado como foi hoje, diz ele durante a premiação.

Rodrigo Felha, diretor do episodio Arroz com Feijão, e Cadu Barcellos diretor do Deixa Voar, presentes no debate afirmam que os patrocinadores não acreditavam no trabalho deles, e que puderam sentir de perto o preconceito que ainda existe com relação aos moradores de favelas. Para eles o resultado positivo do filme se deve a confiança do produtor Cacá Diegues no trabalho em conjunto com os novos diretores e a comunidade. “Fazer um filme que mostra a cultura e a realidade da favela é um desafio, pois para muitos, na favela só existe miséria e violência”, diz Felha.

Para Cadu a parceria com a Cufa foi essencial no apoio as oficinas para gravação do filme. “Ao contrario do filme Cidade de Deus que apesar do nome não foi gravado na favela o nosso (filme) trouxe a tela a realidade cotidiana dos próprios moradores”, afirma o cineasta.

Durante o debate questões sociais como projetos de incentivo ao jovem foram levantados e para Felha investir no esporte ajuda mas não é o caminho adequado, pois apenas um sai vitorioso no final. Ele aposta na sétima arte que trás benefícios as comunidades carentes, e é um meio de gerar emprego, revelar profissão e descobrir talentos que muitos não imaginavam ter.

O cinema nacional vem crescendo dia a dia e o 5x Favela resgata a idéia da versão dos anos 60 do mesmo produtor. A universitária Verônica Andrade que ama cinema comenta que o Brasil se supera cada dia a mais com relação aos filmes nacionais e o único problema é ver como a sociedade não da o devido valor aos conteúdos e essência proposta em cada um. “As pessoas não vão ao cinema para entender o filme. Quando se fala na rua do 5x Favela a primeira pergunta é: Quem é o ator principal? Ao se comentar que são os próprios moradores da favela já vem a critica não fará sucesso. Para a grande maioria o que faz sucesso no filme é o ator famoso.” diz ela.
Por Emilia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário